
.
Com o passar da idade, pode ocorrer desgaste da cartilagem presente nas articulações, que funciona com uma almofada protetora entre as superfícies articulares, conduzindo à artrose (osteoartrose). Esta doença é bastante incapacitante, caracterizando-se pelo desgaste articular, com sintomas como dor, edema, deformidade e redução do movimento.
Existem alguns hábitos e cuidados a ter que podem contribuir para articulações mais saudáveis e evitar que a doença se instale de forma agressiva:
- Alimentação adequada que contribua para a saúde óssea e reduza o risco de inflamação: ingestão adequada de cálcio, combinada com a vitamina D, ajuda a prevenir a osteoporose, uma condição em que os ossos se tornam fracos e frágeis (dar preferência a legumes, fruta, frutos secos, peixes gordos, carnes brancas, leguminosas).
- Evitar álcool e tabaco;
- Controlar o peso, para não sobrecarregar as articulações;
- Praticar exercício físico de baixo impacto, de forma regular (caminhada, pilates, yoga, exercícios de musculação com orientação de um profissional de saúde/desporto);
- Dormir num colchão e almofada adequados, com qualidade, se possível em decúbito dorsal (de barriga para cima);
- Em caso de lesão articular instalada, recorrer a um suporte adequado na prática desportiva ou laboral, para maior estabilidade e proteção.
Respeite o seu ritmo, seja paciente e mantenha a consistência do hábito.
Conheça estes artigos: